Brincar é mais do que brincadeira

de Carolina Almeida Canto - Psicóloga

Com a Quinta Interativa, brincar é aprender um novo idioma

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw2dc86f44/site/13-Conselhos/Artigos/4DOeBRNw.jpg

Áreas de desenvolvimento do brinquedo no bebé/criança

A Quinta interativa é um brinquedo evolutivo, indicado para crianças entre 1 e 4 anos, pelo que tem funções diferenciadas que permitem acompanhar o desenvolvimento da criança ao longo dessas idades.


A criança com 1 ano que brinca com a Quinta interativa vai gostar de tocar nos vários botões, descobrir a manivela do sol, ouvir os sons e ver as luzes. Essa exploração com as mãos vai promover o desenvolvimento da motricidade fina.


Simultaneamente, vai aprender os números, os nomes dos animais e as cores, sendo por isso um estímulo para o desenvolvimento da linguagem da criança.


As músicas associadas a cada animal acompanhadas do som característico do animal, constituem elementos de suporte e facilitação para a aprendizagem dos nomes dos animais. Essas várias associações que a criança faz acerca do animal, estimulam a capacidade de memorização, pois a rede neuronal da criança está em grande expansão.


Escutar os sons para depois "responder" carregando no botão do respetivo animal, inventiva a capacidade de escuta, atenção e capacidade de esperar. Estas são capacidades em desenvolvimento, especialmente, a partir dos 3 anos.


Este brinquedo tem ainda a mais valia de introduzir a aprendizagem de uma outra língua, o inglês. De uma forma lúdica, simples e natural, a criança pode aprender palavras novas. Vai ouvindo a palavra em inglês e associando ao animal, pela sua figura e som do mesmo. Esta nova aprendizagem contribui, uma vez mais, para o desenvolvimento do cérebro, pois são estabelecidas mais ligações entre neurónios.

Análise Psicológica

A aprendizagem faz-se pela repetição, logo facilita a memorização. Este brinquedo tem essa característica. Há frases que são repetidas para ajudar a criança a reter informação.


O facto da criança pequena, mais impulsiva e curiosa, com dedos ativos e exploradores, que gosta de tocar nos vários botões de forma repetida vai sentir-se satisfeita e mais confiante em cada nova oportunidade de tocar e reconhecer aquela palavra, aquele som.


As próprias músicas são compostas de forma simples e com versos que rimam para facilitar a aprendizagem. As crianças tem preferência por essas características musicais.


A presença do adulto quando a criança explora o brinquedo pode ser necessária para incentivar a criança a esperar e ouvir tudo até ao fim, antes de carregar noutro botão. Sobretudo para as crianças a partir dos 3 anos, faz sentido, através da brincadeira, estimular-se o autocontrolo, o saber esperar pela sua vez quando partilham o brinquedo com outra criança e quem sabe colaborarem nessa exploração, pois são capacidades que se encontram na base da socialização.

Dicas de brincadeira

  • Fazer de conta que é um animal da quinta e imitá-lo. Deslocar-se como esse animal, fazer os sons...
  • Fazer de conta que é cuidador dos animais e tem que lhes dar de comer. O que come cada um dos animais?
  • Encontrar quantas coisas amarelas há? (usar as diferentes cores) Quantos animais têm asas? E a cada resposta dada, carregar no número correspondente.
  • Fazer o desenho do seu anima preferido.
  • Visitar uma quinta pedagógica para a criança ver os animais e quem sabe ter a oportunidade de os alimentar de verdade.

Sabia que...

  • 80% do cérebro se desenvolve durante os 3 primeiros anos de vida da criança?
  • Aprender uma nova língua ajuda a estimular a curiosidade das crianças, tornando-as mais recetivas a outras aprendizagens, o que é uma grande vantagem para o desempenho escolar.