Gatinho Ron Ron

O gatinho ron ron é um peluche de pelo macio que faz companhia ao bebé em momentos de relaxamento e de brincadeira calma.

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw4d6cae52/site/13-Conselhos/Artigos/Brinquedos/primeiros-brinquedos-primeiras-descobertas/sviluppo psicomotorio del neonato.jpg

O Gatinho Ron Ron é um peluche de pelo macio que faz companhia ao bebé em momentos de relaxamento e de brincadeira calma.

Áreas de desenvolvimento do brinquedo no bebé

Desenvolvimento sensorial


A textura suave do pelo do Gatinho Ron Ron é um estímulo tátil agradável para o bebé, desde o seu nascimento. O bebé tem preferência pelas texturas suaves que mais se assemelham ao toque da pele da mãe ou de quem cuida do bebé.

É através dos sentidos, nomeadamente, pelo tato que o bebé vai conhecendo o novo mundo em seu redor, sendo que o tato é um dos primeiros sentidos a formar-se, quando o bebé ainda está na barriga da mãe.


O bebé demonstra preferência pelas texturas lisas e macias ao invés das mais rugosas e ásperas. Ainda assim, é benéfico que o bebé possa experimentar diferentes texturas.

E isso acontece, naturalmente, no decorrer dos dias, em particular nos cuidados ao bebé, quer seja no momento do banho, na mua da fralda, ao vestir-se, ao amamentar ou a beber o leitinho no biberão.

Não há dúvidas que o bebé nos primeiros 3 meses de vida, o chamado 4º trimestre, tem a necessidade de se sentir aconchegado, como se ainda estivesse naquele lugar seguro e envolvente que é o interior da barriga da mãe.

E por isso, o Gatinho Ron Ron com a sua forma arredondada e de toque suave, é um amigo aconchegante que junto ao corpo do bebé lhe oferece conforto, quer esteja no colinho do adulto ou deitado na sua caminha.


O Gatinho Ron Ron também emite um ronronar que se aproxima de alguns sons do ambiente intrauterino, e acompanhado de uma vibração suave, o que faz o bebé sentir-se igualmente confortável.


Desenvolvimento emocional afetivo


Este brinquedo também tem uma caixa de música com 4 melodias clássicas. A música clássica proporciona um ambiente de calma e relaxamento, ideal para o bebé se sentir confortável num novo mundo que está a conhecer aos poucos e poucos.


O Gatinho Ron Ron ajuda o bebé a sentir-se calmo e também pode ser um elemento que transmite segurança ao bebé. Sendo um brinquedo que está no campo visual do bebé e em que este vai tocando com regularidade, por exemplo, na cama ao longo dos seus dias, acaba por ser um elemento que o bebé vai reconhecer e associar a momentos de calma e relaxamento.


O gatinho ronron pode vir a ser aquele objeto de transição que ajuda o bebé a sentir-se seguro e confiante em momentos de mudança e adaptação a novas pessoas e lugares. Por exemplo, se vão passar uns dias fora de casa poderão levar o gatinho ronron para tornar o novo lugar mais familiar e ajudar o bebé a sentir-se calmo. Ou quando o bebé se adapta à creche e tem que estar longe dos seus adultos de referência, o gatinho ronron também poderá ser esse elemento que lhe transmite calma e segurança.

Análise psicológica

Os sentidos do bebé, quase todos desenvolvidos à nascença, são o meio preferencial para o bebé conhecer o ambiente em seu redor.

O bebé reconhece o toque, a voz e o cheiro da sua mãe e do seu pai, o que faz com que o bebé se sinta seguro e confiante para despertar e acolher os estímulos à sua volta.

O conforto e a calma do meio envolvente são muito importantes para a adaptação do bebé a este mundo novo.

O gatinho ronron vem ajudar nessa adaptação, que se quer suave.

Criar pequenos rituais que marcam diferentes momentos do dia ajudarão o bebé a adaptar-se aos poucos ao ritmo do dia-a-dia.

Embalar o bebé ao som da música tranquila do gatinho ronron, ajuda a acalmar o bebé e pode ser um momento do final do dia. O bebé vai aprender a reconhecer aquele objeto e músicas e associá-las ao momento de dormir.

Ter o gatinho junto ao berço do bebé para que ele o possa ver, ouvir e tocar-lhe também. Aos poucos, esse gatinho tornar-se-á familiar para o bebé, tornando-se um companheiro fiel no seu quarto, nos momentos de relaxar e descansar.

Sabia que...

  • O bebé demonstra preferência pela música clássica ainda dentro do útero da mãe?
  • O bebé quando é exposto a uma variedade de texturas, mostra-se mais recetivo à introdução de novos alimentos quando chega o momento da diversificação alimentar?

Dicas de Brincadeiras

0 MESES+


Olá Gatinho!

Aproveitem os tempos calmos para brincar com o gatinho ronron Num momento em que o bebé estiver calmo e recetivo, aproxime o gatinho ronron do rosto do bebé e afaste-o. Repita esse movimento algumas vezes. Como é que ele reage? Abre mais os olhos quando o gatinho se aproxima? Agita os braços e as pernas? Pode ainda fazer algumas vocalizações à medida que aproxima o gatinho ou o afasta. Por exemplo, aumentar o volume da sua voz quando se afasta e diminuir quando se aproxima do bebé. Estas variações na voz acompanhadas de mudanças na sua expressão facial prenderão a atenção do bebé e aumentarão o seu interesse pelo meio em redor.


O bebé começa a interessar-se por seguir com o olhar o rosto dos que lhe são mais próximos, logo desde muito cedo! É evidente que as caras são muito importantes para os bebés. Esta atividade ajuda o bebé a começar a fazer ligações importantes e a aprender socialmente sinais de afeto.


12 MESES+


Onde está o Gatinho?

Com os pés descalços, experimentem andar de mão dada por diferentes texturas pela casa (tapete, tijoleira fria, almofadas, mantas, caixotes). Acrescentem o gatinho ronron a esta brincadeira, como parte do percurso. Pode estar no chão, dentro de um caixote, enrolado numa manta ou debaixo de uma cadeira. Onde está o gatinho? Divirtam-se a procurá-lo!

Com diferentes zonas, podem criar diferentes reações e ver surgir diferentes tipos de gargalhadas! Ao ficar mais crescida, pergunte à criança o que sente quando anda nas diferentes texturas. Se ela ainda não fala, partilhe algumas palavras: quente, frio, áspero, macio.

Esta brincadeira pode ser feita no exterior, experimentando uma maior diversidade de texturas (lama, relva molhada, areia quente/fria, pedras lisas…) E no fim de tanta brincadeira, para ajudar a limpar os pés, terminem com um pequeno salto para dentro de um recipiente com água e sabão. No final é só secar!


Mesmo uma criança que ainda gatinhe ou comece a dar os primeiros passos vai desfrutar deste percurso. Andar descalço é mais fácil do que andar com sapatos porque o bebé consegue usar os seus dedos para se equilibrar.


24 MESES+


Olha como dança o Gatinho!

A música divertida começa a tocar, todos vão gostar de dançar. Neste jogo de “pára e dança” vão surgir novos amiguinhos! Quando a música pára todos ficam em estátua e quando a música volta, continuam a dançar. A música volta a parar e vão surgindo sugestões: “Agora como dança o gatinho ronron?”, “Agora somos patos a dançar!”, “Chegam as borboletas, como dançam elas?”, “Agora somos formigas pequeninas a dançar!”.

Quando a criança faz os movimentos e sons característicos dos animais está a demonstrar a sua capacidade de pensamento simbólico. Ela é capaz de representar o animal na sua cabeça e mesmo quando ainda não sabe dizer o nome do animal, sabe associar o som e o movimento do animal e exprime-se dessa forma.


Momentos animados proporcionados por experiências cativantes e surpreendentes criam sorrisos e fazem surgir divertidas gargalhadas!