Como preparar a cama do bebé

Conselhos e precauções úteis a ter em conta na compra e preparação de uma cama de bebé

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw09049bf9/site/13-Conselhos/Artigos/Hora de dormir/PREPARARE_LETTINO_NEONATO_1440X810.jpg

A hora de dormir é uma necessidade básica, ,tão importante como comer e beber. É importante que cada bebé possa descansar tranquilamente para satisfazer esta necessidade: nos primeiros dias, um recém-nascido dorme até 15 horas por dia. Para garantir o máximo bem-estar, é importante prestar muita atenção à preparação do ambiente em que o bebé dorme e, especialmente, do berço, para que seja confortável mas também seguro. Vejamos agora quais as dicas a seguir para preparar o berço do bebé.


Alcofa ou berço, o importante é que seja sempre certificado


A primeira coisa em que se pensa quando se prepara o quarto para o bebé dormir é, sem dúvida, o berço. é melhor a alcofa ou o berço? Que tipo escolher? Berço ou alcofa, esta é uma escolha que depende das preferências específicas dos pais e do espaço disponível no quarto da mãe e do pai; de facto, lembre-se que a ciência recomenda que o recém-nascido durma no mesmo quarto que os pais pelo menos durante os primeiros seis meses de vida. Seja qual for o tipo de produto escolhido, o importante é ter em conta que seja certificado de acordo com as normas de qualidade e segurança em vigor: para as alcofas a norma de referência é a EN 716, enquanto para os berços é a EN 1130:2019. Recordamos também que os produtos utilizados sem instruções, os produtos estragados ou os produtos com peças em falta nunca devem ser utilizados.

Como escolher um colchão para um recém-nascido


A escolha de uma alcofa ou um berço é acompanhada da compra de um colchão. Normalmente, cada modelo de berço tem sempre um colchão específico para o efeito. De um modo geral, é importante ter em conta estas regras simples aquando da escolha do colchão:


  • Certifique-se de que o colchão é do mesmo tamanho que o berço, não devendo passar mais de um dedo entre o colchão e o rebordo do berço.


  • Verificar se tem a consistência correta, se é rígido. Para verificar a sua firmeza, é aconselhável colocar a palma da mão sobre o colchão: se a marca permanecer, significa que o colchão é demasiado mole e não é bom, tanto porque pode levar a criança a assumir posições desconfortáveis durante o sono como porque pode representar um perigo se a criança se virar de barriga para baixo.


  • Evitar colchões com enchimento macio ou moldável, incluindo espuma de memória.


Por fim, lembre-se que é preferível optar por capas de colchão com cantos para que fiquem bem fixas e puxadas sobre o colchão.

Como preparar a cama do bebé


Eis algumas dicas sobre a melhor forma de preparar a cama do bebé:


  • Coloque o fundo do berço de modo a que os pés do bebé fiquem perto da broda inferior. Isto evita que o bebé se enfie debaixo dos cobertores, caso escorregue para baixo.


  • Utilize um lençol de fundo com cantos para que também ele possa ficar bem fixo.


  • Não colocar nada entre o colchão e o lençol de baixo, como edredões ou cobertores, para amaciar a superfície.


  • Colocar cuidadosamente o lençol de cima de modo a que não ultrapasse a altura dos ombros da criança. É importante que não cubra o rosto do bebé para evitar situações de perigo.
https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw53d89def/site/13-Conselhos/Artigos/Hora de dormir/LETTINO_VERTICALE_1440X810.jpg

Almofada: sim ou não?


Durante todo o primeiro ano de vida, a utilização de almofadas não é recomendada para proteger a segurança do bebé durante o sono: a almofada, de facto, tal como todos os outros objetos macios no interior do berço, pode obstruir as vias respiratórias, implicando assim o risco de asfixia acidental. Também devem ser evitadas as almofadas para prevenção da plagiocefalia: neste caso, a indicação dos especialistas é mudar frequentemente a posição do bebé, mesmo durante o sono, invertendo a orientação em que o berço está preparado ou deslocando os estímulos visuais e auditivos para um dos lados do berço. Em caso de plagiocefalia, é aconselhável consultar o pediatra ou um especialista.


Por fim, lembre-se de não colocar nada dentro do berço do bebé, como peluches, edredões, almofadas, para evitar o risco de asfixia.