Posições de amamentação: quais escolher
Que posição escolher para garantir o conforto da mãe e do bebé
A pega correta do bebé ao seio e o bem-estar da mãe são a primeira premissa para uma experiência agradável para ambos. A posição certa para amamentar deve, por isso, ser confortável para ambos. Ao segurar o bebé, a mãe deve ter as costas e os ombros relaxados, sem fazer esforço. O bebé deve estar à altura certa em relação ao seio, com o corpo bem alinhado e virado para a mãe.
A posição correta para a amamentação
Existem várias posições para amamentar, desde as tradicionais até às menos convencionais. A posição clássica, chamada 'posição de berço', é aquela em que o bebé está de lado, com a cabeça, os ombros e as pernas alinhados, barriga contra barriga. O seio é sustentado por uma mão e a cabeça do bebé repousa no outro antebraço.
As variantes tradicionais e com almofada
Uma variante muito utilizada nas primeiras semanas é a 'posição de transição', pois pode ser fácil de executar, mesmo para as mães de primeira viagem. Neste caso, o bebé é sustentado por uma almofada especial que o coloca diretamente à altura do mamilo. O pescoço do bebé é apoiado pela mão da mãe, a oposta ao seio ao qual o bebé está apegado. No entanto, existem muitas posições corretas para amamentar. Sozinha, ou com a ajuda de um especialista, cada mãe encontrará a que melhor se adapta às suas necessidades.
Como usar a almofada de amamentação: uma ajuda para ambos
A almofada de amamentação, especialmente desenhada para o momento da amamentação, com a consistência e forma adequadas, ajuda a mãe a sustentar o bebé, proporcionando segurança e garantindo uma postura confortável, reduzindo a tensão muscular nos braços, ombros e pescoço. Além disso, oferece ao bebé um ninho suave e confortável durante a amamentação.
Procure a posição mais adequada para si, ou utiliza almofadas específicas para aproveitar ao máximo este momento extraordinário da amamentação com o teu bebé.