Brincar é mais do que brincadeira

de Carolina Almeida Canto - Psicóloga

Com o Infante o globo falante, brincar é descobrir... E muito mais!

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwebda36cd/site/13-Conselhos/desenvolvimento-cognitivo-da-crianca-,-dos-2-aos-6-anos.jpg

Áreas de desenvolvimento do brinquedo no bebé/criança

O globo falante como o próprio nome indica, ajuda ao desenvolvimento da linguagem falada. A criança ouve músicas diversas de composição simples, com melodias divertidas e com palavras que rimam, o que desperta maior interesse da criança e gosto pela aprendizagem de palavras novas, para além de favorecer a memorização.


O nome deste globo falante é, Infante! Automaticamente associamos a Infante D Henrique, o impulsionador dos descobrimentos portugueses. E o que a criança faz com o globo é mesmo descobrir mais sobre o mundo, aprender características de cada continente, expandindo a sua curiosidade e vontade de saber mais. Este brinquedo incentiva a criança a fazer mais perguntas e alargar o seu conhecimento. É um brinquedo que corresponde muito bem às necessidades e capacidades das crianças em idade pré-escolar, também conhecida como "idade dos porquês".

Análise Psicológica

Quando a criança toma conhecimento de que o Planeta Terra, onde vive, é composto por diferentes continentes e oceanos, com pessoas diferentes entre si, que se vestem com roupas típicas, com hábitos diversos, onde habitam diferentes animais e onde crescem plantas específicas, a criança vai ganhando consciência de uma variedade e diversidade que coexiste em unidade, num mesmo planeta.


Esta sensibilização por parte do adulto, introduz outros valores como o respeito pelo outro, pela diferença, pela forma diferente de pensar e de ser de cada um de nós.


A criança em idade pré-escolar vai se apercebendo cada vez mais dos outros em seu redor, das suas formas de pensar e agir, e confronta-se com diferentes emoções e reações. A sua consciência emocional está a desenvolver-se e ainda é muito imatura, mas sem dúvida, que pelo caminho do diálogo e pela sensibilização ara a diferença e respeito pelo outro, a criança começa a conhecer-se melhor a si e aos outros.

Dicas de bincadeiras

Pesquisar, em diferentes fontes, mais sobre cada animal e sobre o respetivo continente.


Ir a uma biblioteca local procurar livros sobre o Planeta Terra ou sobre um animal em concreto.


Desenhar o(s) animal(is) preferido(s).


Cozinhar com a ajuda do adulto alguma comida típica de um país.


Ir ao jardim zoológico, visitar um aquário ou oceanário onde é possível ver espécies animais dos diferentes continentes e oceanos.


Inventar uma história sobre uma viagem à volta do mundo. Como seria se os animais fossem viajando pelos diferentes continentes? E se a criança fosse um navegador e com o seu barco fosse convidando os animais para se juntar à aventura e dar a volta ao mundo?

Sabia que...

  • A capacidade de resolução de problemas, ou seja, a procura de diferentes soluções para um problema está associada à capacidade de pensamento divergente, à criatividade e à aceitação de diferentes pontos de vista, como o respeito pelas opiniões dos outros?
  • Este brinquedo, inspirado no método Montessori, promove descobertas espontâneas de acordo com o ritmo natural da criança e com os seus interesses e capacidades em determinada fase do seu desenvolvimento?