O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS EM CASA?

Ideias, sugestões e jogos para brincar em casa com as crianças para lhes dar tempo de qualidade.

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwbe194356/site/13-Conselhos/jogos-infantis-para-jogar-em-casa.jpg

MANTER HÁBITOS

Em primeiro lugar, é essencial dar um ritmo ao dia. Mantenha a hora de acordar o mais normal possível (a mesma regra também se aplica à hora de dormir, que nunca deve exceder as 21h30, especialmente para os mais pequenos) e tome o pequeno-almoço juntos. Normalmente, as crianças estão ocupadas com a escola de manhã, mas mesmo quando a escola está fechada ou as crianças estão em casa, o conselho é "fazer escola" de manhã: para os mais velhos haverá trabalhos de casa ou aulas para seguir diretamente on-line, enquanto para os mais novos pode oferecer artesanato (pasta de sal, slime caseiro - sugerimos versões sem detergente porque são mais seguras para as crianças -, origami, esculturas com folha de alumínio...), desenhos, pré-escrita, todas as atividades que podem imitar as que são feitas no jardim de infância, mantendo assim a ordem das coisas sem perturbar os seus hábitos.

ATIVIDADES PARA FAZER EM CASA COM AS CRIANÇAS

Pode variar de dança a atividades de desporto simples. Quer o jogo seja gratuito ou organizado, é muito importante participar nas suas atividades: será uma excelente oportunidade para se exercitarem juntos e partilharem uma experiência agradável e divertida. O movimento diário é essencial para as crianças, especialmente durante os períodos em que as atividades desportivas estão suspensas, pois além de entretê-las, promove seu desenvolvimento psicomotor. Pode ser feito ao ar livre para aqueles que têm a sorte de ter um jardim ou varanda, mas também para aqueles que não têm um, existem inúmeros desportos e jogos de movimento para se manter ativo com seus filhos.

O JOGO DE TABULEIRO PARA CRIANÇAS

Quando temos tempo para passar em casa, temos a oportunidade de nos entreter com um bom jogo de tabuleiro para jogar com a família, juntamente com a mãe e o pai, e se houver também com irmãos: de facto, o jogo tem uma importante função educativa e consegue potenciar as competências dos mais pequenos, a sua capacidade de socialização e conceitos como o respeito pelas regras.

DEZ COISAS PARA FAZER EM CASA COM AS CRIANÇAS

Aqui estão algumas das dicas propostas num decálogo dirigido às famílias, criado pela Sociedade Italiana de Pediatria Preventiva e Social (Sipps), com atividades divertidas e jogos para brincar em casa com as crianças para desenvolver as suas competências cognitivas e emocionais de forma proativa.

  1. Obter ajuda em situações do dia-a-dia, como lavar a roupa, aspirar, arrumar: o tempo passado perto dos pais a imitá-los é um excelente sistema de aprendizagem cognitiva e emocional: promovem-se a motricidade fina, a motricidade geral e as relações interpessoais.
  2. Ensine-os a vestirem-se: é geralmente na autonomia pessoal que nós, pais, tomamos o lugar dos mais pequenos. Podemos redescobrir os passos junto com eles, dia após dia.
  3. Partilhar atividades culinárias: preparar uma almôndega, espremer uma laranja, cortar uma banana ou um ovo cozido em pequenos pedaços: pense na satisfação que as crianças terão em comer ou beber algo preparado por elas próprias.
  4. Enfiar, usar varais, agrupar objetos: aprender os primeiros conceitos matemáticos, como adição ou subtração, torna-se tão fácil quanto um jogo, na verdade, se você embalar pilhas de objetos semelhantes, como macarrão de macarrão para ser amarrado para fazer colares, pulseiras para dar de presente ou frutas da estação para colocar em cestos.
  5. Nós de gravata, fitas, arcos: cordas coloridas simples são suficientes, você pode começar com sapatos ainda não usados e passar para tênis.
  6. Brincar com bolas, bolas de papel, corda: são atividades a serem feitas em casa que envolvem a relação colaborativa entre as pessoas, sejam elas dois ou mais irmãos ou pais e filhos. Desta forma conseguiremos estimular o movimento harmonioso, a socialização e a consciencialização do meio envolvente. Se estivermos num apartamento, embalamos uma bola de papel rebocada com fita adesiva: fará menos barulho.
  7. Leia as suas histórias enfatizando-as e construindo-as: tentamos usar diferentes nuances e cadências para as diferentes personagens, para tornar o ambiente mais fantástico e envolvente, dedicando um momento especial, sem pressa, talvez antes da cama da noite, favorecendo assim adormecer.
  8. Use caixas de papelão de diferentes tamanhos: vamos tentar construir casas, carros, aviões, espadas, armaduras, capacetes. Tudo o que você precisa é de tesoura, fita adesiva, cola para fazer um carro ou uma nave espacial na qual sentar-se e fingir que se transformam em pilotos, astronautas, cavaleiros e princesas.
  9. Dançar enquanto ouve música com os pais: o movimento, a dança, imitando os passos da mãe e do pai, vai estimulá-los a descarregar e a estar mais calmos nesta situação em particular.
  10. Cantar. Ouvir uns aos outros, aprender pequenas canções, descobrir rimas, tocá-las em conjunto, também ajuda a reproduzir bem os sons individuais das palavras.