Falas inglês, mãe?

Num mundo global e multilingue, muitos pais sentem a necessidade de estimular o bilinguismo na criança com jogos e atividades.

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwc5471b45/site/13-Conselhos/Artigos/Desenvolvimento/SPEACK_ENGLISH_MAMY_1440X810px.jpg

A melhor forma para uma criança aprender uma língua estrangeira é a exposição aos sons, ritmos e tons das diferentes línguas logo após o nascimento. Pode ser surpreendente como o bebé consegue reconhecer e distinguir sons diferentes mesmo antes de saber o significado das palavras e das frases: o processo de aquisição de uma segunda língua é semelhante ao da língua materna.

Quando expor as crianças a uma segunda língua?

Quanto mais cedo a criança for exposta a uma língua estrangeira, mais fácil será a aprendizagem natural. De facto, as crianças conseguem aprender facilmente e com naturalidade em poucos meses, algo que um adulto nunca conseguiria fazer, pois esta incrível capacidade de absorção começa a diminuir após a primeira infância.

Como favorecer o bilinguismo nas crianças

Sabemos bem que as crianças de pais de diferentes nacionalidades aprendem naturalmente línguas diferentes. Para proporcionar esta oportunidade também à crianças de pais monolingues, podemos, logo a partir dos primeiros tempos de vida, encorajá-las a brincar com brinquedos que permitam brincar em português ou noutra língua estrangeira: a criança aprenderá a associar termos, sons e expressões de forma fácil, natural e divertida enquanto ouve canções infantis, frases curtas e músicas em duas línguas. Não esqueçamos que a exposição precoce a uma grande variedade de sons diferenciados torna a aprendizagem – e não só linguística – mais fácil e flexível.