Cicatriz de cesariana
Indicações e conselhos para cuidar da ferida da cesariana
A cicatriz do parto cirúrgico é uma ferida resultante da incisão cirúrgica na parte abdominal e no útero, com o objetivo de retirar o bebé do ventre materno, podendo ser feita de forma vertical ou horizontal.
O comprimento da cicatriz do parto por cesariana
A cicatriz do parto cirúrgico resulta da incisão feita na barriga da futura mãe nos casos em que o parto não ocorre pela via vaginal tradicional. Em algumas circunstâncias, é necessária uma incisão cirúrgica para facilitar a extração do feto do útero materno. Este corte, com cerca de 8 a 15 cm de comprimento, pode ser feito de forma longitudinal, ao longo da linha central da barriga, começando na pelve, ou de forma transversal, acima do púbis.
Quanto tempo demora a cicatrizar a ferida do parto por cesariana?
Após o parto cirúrgico, os pontos de sutura ajudam a fechar a ferida, que se recupera em cerca de 15 dias. A consolidação dos tecidos, no entanto, requer alguns meses. Imediatamente após a operação, a ferida da incisão apresenta uma cor avermelhada ou rosada. Após algumas semanas, a ferida cicatriza naturalmente e a cor tende a escurecer conforme o tom da pele. Após um ano, a cicatriz costuma clarear, assumindo um tom mais claro ou castanho, tornando-se cada vez mais semelhante ao tom da pele e transformando-se numa marca fina, quase impercetível.
Como cuidar da ferida do parto por cesariana
Após um parto, são necessários alguns cuidados para tratar da ferida do corte cirúrgico e favorecer uma cicatrização adequada. Nas horas seguintes ao parto, pode surgir uma sensação de ardor ou dor na zona onde foi feita a incisão, especialmente ao mudar de posição na cama ou ao levantar-se. É possível tratar este sintoma com um analgésico, após consultar o médico. Estes sintomas devem desaparecer no espaço de uma a duas semanas, no máximo. É importante cuidar da ferida desde o início, seguindo as indicações do médico: o corte deve permanecer coberto e desinfetado até à completa cicatrização, evitando impactos ou fricções na área. Assim que a ferida estiver cicatrizada, pode limpá-la com água e sabão neutro, secando suavemente sem esfregar, e deixando-a secar ao ar por alguns minutos. Aqui estão alguns conselhos úteis:
- Consulte sempre o seu médico ou dermatologista.
- Proteja a cicatriz do sol.
- Mantenha a pele hidratada, especialmente na zona do corte.
- Adote uma alimentação rica em frutas e verduras para nutrir a pele e favorecer a regeneração dos tecidos.
Diretrizes para atenuar esteticamente a cicatriz do parto por cesariana
Vamos agora ver algumas indicações úteis para melhorar a cicatriz do parto cirúrgico:
- Massagem: Uma vez que a ferida esteja cicatrizada e não provoque mais dor, é possível massajá-la com movimentos delicados e produtos específicos. Se esta ação for realizada diariamente ao longo do tempo, pode ajudar a aplanar a lesão.
- Aplicação de produtos cosméticos e remédios naturais de uso tópico que contenham ingredientes com elevadas propriedades regeneradoras para o tecido. Estes produtos ajudam a reduzir a espessura e a melhorar a coloração do tecido.
- Uso de gel e adesivos em silicone.
- Terapia a laser para melhorar a aparência dos tecidos, a ser realizada em centros médicos especializados.
- Cirurgia estética, recomendada em casos em que a cicatriz seja esteticamente desagradável ou cause uma deformação do abdómen, como no caso da chamada "barriga em avental" ou na formação de queloides particularmente graves.
Possíveis complicações e tratamentos
Em algumas mulheres, a cicatriz da cesariana torna-se com o tempo uma marca muito fina, quase impercetível; em outras, por vezes, podem surgir aderências ou queloides. O que fazer nestes casos? No caso de aderências, é necessário intervir cirurgicamente. Se se desenvolver um queloide, é possível tratá-lo com infiltrações locais de cortisona, que reduzem a espessura e acalmam o vermelhidão.