Quando e porquê extrair o leite do seio

Conselhos para a extração do leite materno

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw6d792d1a/site/13-Conselhos/Artigos/Aleitamento/ESTRARRE_LATTE_1440X810.jpg

Embora a sucção direta do bebé ao seio seja a melhor forma de amamentação, existem algumas situações em que isso não é possível. Vejamos juntos quais são essas situações, que produtos é aconselhável utilizar e que conselhos seguir para que tudo decorra da melhor forma tanto para a mãe como para o bebé.

Quando extrair o leite do seio

As situações mais comuns em que surge a necessidade de extrair o leite materno são:

  • Nascimento de um bebé prematuro ou separado da mãe imediatamente após o nascimento para exames e cuidados especiais.
  • No caso de bebés com dificuldades para se alimentar.
  • Quando a mãe se afasta temporariamente devido a doença ou trabalho.
  • Para estimular a lactação.
  • Para manter ou aumentar a produção de leite.
  • Em caso de produção abundante, para extrair e conservar o leite.
  • Em caso de ingurgitamento mamário, para esvaziar bem o seio.
  • Com mamilos doloridos ou invertidos.
  • Para alimentar vários bebés em caso de nascimento múltiplo.


Como efetuar a extração do leite materno

Para extrair o leite materno, pode-se utilizar o método da expressão manual ou um extrator de leite, manual ou elétrico. A escolha do método depende de vários fatores, como o tempo que será necessário para a extração, a frequência diária com que será feita, o ambiente em que ocorrerá a extração e as preferências da mãe. A expressão manual é o método natural, pois não requer a compra de qualquer tipo de equipamento, mas exige a aquisição de uma técnica que deve ser ensinada por profissionais qualificados e experientes.

Como escolher o extrator de leite

Como mencionámos, a escolha de um dispositivo para a extração deve ser feita pela mãe, considerando o tempo e a frequência com que precisará utilizar o extrator de leite. Por exemplo, se a extração for ocasional, em caso de afastamento momentâneo e esporádico da mãe do bebé, pode-se utilizar um extrator manual. No entanto, se a extração for mais frequente ao longo do dia e prolongada no tempo, é recomendável escolher um extrator elétrico, que é certamente mais cómodo e eficiente. Se a utilização for diária e regular — especialmente no início, quando a mãe pode precisar usá-lo até 7-8 vezes ao dia (ou seja, o equivalente às amamentações de um recém-nascido nas 24 horas) — então a sugestão é optar por um extrator elétrico duplo, para recolher mais leite em menos tempo, permitindo à mãe ter mais tempo para si ou para estar com o bebé. O ambiente em que a extração é feita também pode ser relevante: por exemplo, se a mãe voltar ao trabalho mas deseja continuar a amamentação, um extrator portátil, compacto e silencioso pode ser a melhor solução.

Conselhos para uma extração tranquila e eficaz

Aqui estão algumas indicações úteis para a mãe permanecer tranquila durante o uso do extrator de leite e otimizar a saída e a recolha do leite:

  • Preparar o ambiente: pode ser útil baixar a luz, ter uma cadeira confortável e um pouco de privacidade. A mãe deve, se possível, permanecer perto do bebé e concentrar-se nele/ela: a visão, o som, a presença e o cheiro ajudam no fluxo dos hormonas. Se isso não for possível, uma fotografia ou uma peça de roupa do bebé pode ser útil.
  • Com as mãos bem limpas, massajar o seio durante 1-2 minutos antes de começar.
  • Relaxamento profundo: respirar profundamente antes de começar a extrair, visualizar algo bonito (um campo, flores, o mar, qualquer coisa que faça sentir-se bem), ouvir música lenta ou relaxante.
  • Certificar-se de ajustar a velocidade conforme o conforto, não deve sentir dor, e de posicionar a taça de forma adequada e confortável.
  • Em vez de se concentrar nas gotas de leite, pense que o recipiente está a encher-se rapidamente e visualize o bebé a sugar do seio! Algumas mães acham útil cobrir o recipiente com uma meia para não ver quanto está a encher.
  • Rir: rir estimula a libertação de oxitocina.
  • Assistir a um filme divertido ou a vídeos do comediante preferido pode ser útil.
  • Continuar a extração até sentir o seio bem drenado e macio, ou, no máximo, por 15 minutos.

Finalmente, lembre-se de que, para a saúde do seu bebé, ao extrair o leite e usar o biberão, é importante esterilizar bem, especialmente nos primeiros 6 meses de vida. Leia também Como lavar e esterilizar o biberão.