15ª SEMANA DE GRAVIDEZ

O que acontece e quais os conselhos de bem-estar a seguir nesta semana da gravidez

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw9b4a2a40/site/13-Conselhos/Artigos/Gravidez/15_SETTIMANA_GRAVIDANZA.jpg

A barriga continua a crescer e em breve já será notável! O bebé continua a crescer em proporção. Vejamos juntos as mudanças que ocorrem no corpo do bebé e da mãe na 15º semana de gravidez.

O feto na 15ª semana

Na 15ª semana, o feto tem o tamanho de uma laranja, mede cerca de 8 a 9 cm desde o vértice até à cabeça do sacro e pesa cerca de 70 gramas. As orelhas adquirem uma forma cada vez mais parecida com as que o bebé virá a ter, dando-lhe a possibilidade de começar a perceber os primeiros sons, incluindo os batimentos cardíacos. O corpo começa a tornar-se proporcional e as pernas começam a alongar-se mais do que os braços. Os dedos das mãos - que o bebé começa a chuchar - e dos pés já estão delineados.

Os movimentos do feto

Já é possível perceber os movimentos do bebé nesta semana? Depende de mulher para mulher e do tipo de gravidez. Normalmente, começam a ser sentidos por volta da 20ª semana de gestação e, mais geralmente, entre as 16 e as 24. Há mães que já sentem algo às 16 semanas e outras que podem só sentir mais tarde. O número de gravidezes também pode afetar esta situação: acontece frequentemente que, no caso de uma segunda ou terceira gravidez, os movimentos são sentidos mais cedo que durante a primeira.

Sucção dos dedos

O feto as 15 semanas ainda está a experimentar a sucção e a deglutição, que vai utilizar quando nascer. Durante este período, pode começar a chuchar no dedo e pode ser que o veja durante uma ecografia! A sucção não nutritiva é um instinto natural e inato que atinge a sua funcionalidade máxima após o nascimento, uma capacidade que será essencial para que o bebé aprenda a alimentar-se sozinho. Para saber mais sobre o papel e a importância da sucção não-nutritiva, leia Um instinto natural e consolador

Alterações no corpo da mulher na 15º semana de gravidez

Às 15 semanas de gravidez, deve sentir-se mais energética, mais bonita e radiante do que nunca e brilhará com a sua própria luz! A sua barriga está cada vez mais saliente, o seu útero tem agora o tamanho de um melão e talvez tenha reparado que algumas roupas já não lhe servem ou talvez a incomodem. O crescimento do útero empurra o abdómen para a frente e altera o alinhamento da coluna vertebral, o que pode provocar dores nas costas durante a gravidez. Uma dica útil pode ser inscrever-se numa aula de ioga ou de exercício suave para fortalecer os músculos e, assim, apoiar melhor o útero.

Sono na gravidez

Os seus hábitos de sono também podem mudar durante a noite: se tem tendência para dormir de barriga para baixo, poderá em breve começar a ter dificuldade em fazê-lo. Não se preocupe, em breve encontrará outra posição confortável para si e para o seu bebé e poderá voltar a dormir tranquilamente: para conselhos úteis, leia Qual é a melhor posição para dormir durante a gravidez. É precisamente por esta razão que o seu sono pode ser mais perturbado: lembre-se que pode ajudar-se a ficar numa posição confortável e a apoiar corretamente as pernas, a barriga e as costas com uma almofada específica para a gravidez.