Gravidez: os primeiros sintomas
Os primeiros sintomas da gravidez estão ligados a alterações hormonais e constituem frequentemente um fator de proteção para a futura mãe

Os sintomas da gravidez são variados e subjetivos e vão desde a sensibilidade aos cheiros e sabores até às cólicas na parte inferior do abdómen. Vejamos alguns dos mais comuns.
Quando é que aparecem os primeiros sintomas de gravidez?
Embora a resposta definitiva seja dada pelo teste, um ciclo atrasado é o primeiro e mais fiável sinal de que a gravidez está em curso. Mas quando é que aparecem os primeiros sintomas de gravidez? Alguns imediatamente após a fecundação, devido ao novo equilíbrio hormonal: após a implantação do óvulo, as glândulas mamárias preparam-se para a amamentação e surge uma tensão, por vezes dolorosa, nos seios, a irrigação sanguínea aumenta, os seios endurecem e os mamilos tornam-se mais salientes e de cor mais intensa.
Sensibilidade aos odores e sabores: são sintomas do início da gravidez
Após a conceção, muitas mulheres tornam-se particularmente sensíveis aos odores. Este fenómeno - denominado hiperosmia gravídica - está ligado ao aumento dos estrogénios e é um mecanismo de proteção da mãe e do bebé. A perceção do desagradável é um dos sintomas de uma fecundação bem sucedida e serve para indicar à mãe ambientes pouco saudáveis e comportamentos inadequados para a saúde do feto. A hipersensibilidade do olfato está frequentemente associada à do gosto amargo e à perceção de um gosto metálico na boca, fenómenos também eles protetores induzidos pelo aumento dos estrogénios e da progesterona. Além disso, nos primeiros dias de gravidez, o óvulo fecundado implanta-se no útero, o que pode provocar sensações dolorosas e cólicas na parte inferior do abdómen. No entanto, se as dores forem particularmente fortes e se prolongarem por vários dias, é aconselhável consultar um ginecologista.
Quais são os sintomas dos primeiros dias de gravidez
As náuseas e os enjoos matinais são sinais típicos da gravidez, provocados pela gonadotrofina coriónica, uma hormona produzida pelo embrião no início da segunda semana de desenvolvimento. Algumas mulheres são mais sensíveis a esta hormona, outras menos, razão pela qual nem todas apresentam sintomas típicos de gravidez. A primeira menstruação pode ser acompanhada de cansaço e, por vezes, de uma sensação de tonturas, ambas induzidas por uma descida da tensão arterial.
Inchaço e tensão na parte inferior do abdómen: a barriga cresce
O aumento da produção de progesterona durante a gravidez pode causar obstipação e uma sensação de inchaço no abdómen. Com o crescimento do útero, pode também ocorrer tensão na parte inferior do abdómen. As grávidas sentem frequentemente uma sensação de puxão na virilha. Isto deve-se a um afrouxamento dos ligamentos causado pelas alterações hormonais em curso, um sinal de que o corpo está a começar a adaptar-se à barriga do bebé que está para vir.