Gravidez e varizes

O que são as varizes, são perigosas durante a gravidez?

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw12ef3c20/site/13-Conselhos/Artigos/Gravidez/000000000.png

Durante a gravidez, um problema que pode surgir são as chamadas varizes, devido à insuficiência venosa e às varizes. É um problema bastante comum, na maioria dos casos não preocupante, mas que deve ser mantido sob controlo. Vejamos agora o que são, como preveni-las e o que fazer em caso de varizes.

O que são as varizes?

As varizes (ou veias varicosas) manifestam-se com a dilatação associada a uma coloração azulada nas veias, podendo causar também inchaço nos pés e nos tornozelos. Às vezes, são dolorosas e são causadas por insuficiência venosa. Durante a gravidez, podem surgir mesmo em mulheres que não têm predisposição familiar.

Por que as veias incham durante a gravidez?

É bastante comum que durante a gravidez surjam problemas venosos nos membros inferiores ou na área vaginal, mesmo em mulheres que não têm predisposição à insuficiência venosa ou às varizes, tanto por motivos endócrinos como mecânicos. As causas são, sem dúvida, o aumento da massa sanguínea em circulação e o crescimento do útero, que, ao expandir-se, comprime as veias do abdómen, provocando assim um acúmulo de líquidos e sangue. A estes fatores podem juntar-se também a ação de algumas hormonas típicas da gravidez, que podem causar uma congestão. Geralmente, são situações fisiológicas, embora possam provocar dor e desconforto, que costumam resolver-se após o parto. No entanto, se uma mulher já sofre de varizes ou tem predisposição a uma insuficiência vascular, este problema pode transformar-se numa verdadeira doença.

O que fazer para as varizes?

Para controlar este inconveniente, são recomendadas meias elásticas compressivas, assim como consultas angiológicas e ecográficas. Se uma mulher já tiver uma predisposição antes da gravidez, é importante que faça uma consulta de controlo vascular antes da conceção, pois é possível tratar o problema com soluções cirúrgicas minimamente invasivas. Durante a gravidez, não é possível intervir no problema, mas apenas contê-lo e monitorizá-lo, além de atuar na prevenção de complicações, como a trombose.

Prevenir as varizes durante a gravidez

Aqui estão alguns conselhos úteis para as mulheres que sofrem de varizes:


  • Evitar estar sentada na mesma posição por longos períodos de tempo.


  • Não usar saltos altos.


  • Utilizar meias de compressão, mesmo que leves, conforme acordado com o seu médico: ajudam a reduzir os sintomas de congestão, a drenar os líquidos e a evitar que o problema venoso piore.


  • Realizar consultas de controlo no consultório de endocrinologia.


  • Seguir um estilo de vida saudável, com atividade física regular, uma alimentação equilibrada e ingestão adequada de água.


  • Evitar ganhar mais peso do que o estabelecido em conjunto com o seu ginecologista.


  • Deitar-se para descansar, acostumando-se a manter as pernas elevadas com uma almofada.


Para mais informações, leia também Exercício Durante a Gravidez.

Sabias que ...

As hemorroidas são varizes que se formam ao longo do canal anal e podem ser internas ou externas, caracterizando-se pela presença de sangue vermelho vivo após um movimento intestinal. Podem piorar com o parto.