25ª Semana de Gravidez
Como cresce o feto e quais mudanças ocorrem no corpo da mulher
A vinte e cinco semanas de gravidez, encontra-se já na metade do sexto mês e poderá sentir-se fatigada e cansada. Faltam ainda várias semanas até ao nascimento, mas o seu bebé já adquiriu muitas habilidades e os seus órgãos estão agora completamente formados. Vejamos juntos como cresce o feto e os conselhos de bem-estar para a mãe.
Medidas do feto na vigésima quinta semana de gravidez
Na vigésima quinta semana de gravidez, o feto pesa cerca de 650 gramas e mede aproximadamente 30 centímetros. O seu bebé é aproximadamente do tamanho de uma courgette e os seus órgãos internos estão agora completamente formados. Os pulmões continuam a exercitar-se e a amadurecer cada vez mais. Graças ao acúmulo de gordura subcutânea, a pele do bebé continua a esticar-se cada vez mais e a tornar-se rosada, embora ainda esteja envolta na verniz caseoso que a cobrirá e protegerá mesmo após o parto.
Desenvolvimento e movimentos do feto na vigésima quinta semana
O medula óssea começou a produzir glóbulos brancos, células muito importantes que, após o nascimento, juntamente com os anticorpos que fornecerá com o colostro inicialmente e com o seu leite depois, ajudarão a defender o bebé das infeções. Entretanto, os ossos continuam o seu processo de solidificação e a coluna vertebral está a aperfeiçoar as suas estruturas, incluindo as vértebras, articulações e ligamentos.
Novas explorações e novas descobertas sensoriais
O bebé começa a explorar com as mãos o espaço que o rodeia, incluindo os seus pés, o seu rosto e o líquido amniótico que o envolve. Também os sentidos vão-se aperfeiçoando. Os nervos em torno da boca tornam-se sensíveis e o reflexo de deglutição está a desenvolver-se. Tudo isso permitirá que, uma vez nascido, procure o seu seio para se alimentar.
Como muda o seu corpo
Na vigésima quinta semana de gravidez, o útero continua a expandir-se além do umbigo e isso poderá levar a sentir-se mais facilmente fatigada, embora neste período as energias ainda sejam altas. Se começar a sentir o peso da barriga a crescer, poderá ajudar-se com uma faixa abdominal pré-parto, pensada especialmente para suportar o peso do bebé em crescimento e aliviar a pressão na parte inferior do ventre. Se ainda não o fez, pode começar a aplicar no seu corpo, especialmente na barriga, coxas e seios, um creme ou óleo anti-estrias. Além disso, para manter a pele o mais elástica possível, tente manter um estilo de vida ativo, beber bastante água e ter uma alimentação saudável, preferindo alimentos que ajudem na elasticidade da pele, como frutas e verduras ricas em vitaminas C e E, além de alimentos como amêndoas, nozes e peixe.
O pavimento pélvico
Chegou o momento de começar a descobrir os músculos que formam o seu pavimento pélvico. Se até alguns meses atrás não sabia nem que existiam, agora é fundamental começar a fortalecê-los e a treiná-los. Isto deve-se ao fato de estarem cada vez mais sob esforço, devido ao aumento do peso da barriga, e também porque serão essenciais durante o parto e no período de recuperação pós-parto. Para reconhecê-los, pode treinar-se a parar o fluxo de urina; ao fazer isso, estará a contrair os músculos e conseguirá distingui-los. Após isso, pode iniciar o treino: comece a contrair os músculos durante cinco a dez segundos e depois liberte. Pode praticar em qualquer lugar, mesmo quando está sentada no carro ou na sua secretária a trabalhar. À medida que se exercitar e se tornar cada vez mais hábil, poderá aumentar a duração da contração. Lembre-se de que este exercício será recomendado também após o parto para ajudá-la a recuperar a tonicidade muscular do pavimento pélvico.
Quer saber o que acontece na próxima semana? Leia o nosso artigo "26ª semana de gravidez"!