26ª Semana de Gravidez

Alterações e conselhos de saúde na vigésima sexta semana de gravidez

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw9277d778/site/13-Conselhos/Artigos/Semana Gravidez/26 settimana.jpg

Em breve, entrará no terceiro trimestre de gravidez, o último antes de poder finalmente conhecer o bebé. O feto move-se constantemente e os seus pontapés poderão ser cada vez mais intensos. Não se preocupe, é sinal de boa saúde e vitalidade! Vejamos o que acontece ao corpo da mãe e do bebé durante a vigésima sexta semana de gravidez.

O feto na vigésima sexta semana de gravidez

A 26 semanas de gravidez, o bebé mede cerca de 35-36 cm e pesa aproximadamente 800 gramas. O bebé já tem as unhas formadas, começa a abrir os olhos e começa a perceber as diferentes intensidades de luz provenientes do ambiente exterior, uma vez que a luz filtra através da parede abdominal e do útero. Os pulmões continuam a desenvolver-se e a produzir surfactante, uma substância fundamental que permitirá aos pulmões expandirem-se e, assim, respirar ao nascer. Começam a formar-se os primeiros depósitos de gordura, pelo que a aparência do feto se tornará cada vez mais semelhante à de um bebé totalmente formado.

Audição e equilíbrio

Também a audição está cada vez mais sensível e dentro da orelha o sistema vestibular, responsável pelo sentido de equilíbrio, alcançou o completo desenvolvimento. Tudo isso significa que o bebé é agora capaz de distinguir uma ampla variedade de sons e consegue perceber a sua posição dentro do útero. Embora o útero seja um ambiente protegido, o feto vive durante nove meses rodeado por ruídos como o batimento do seu coração ou o som dos órgãos digestivos. Agora que a sua audição está tão desenvolvida, tenha atenção aos ruídos fortes. Em resposta a esses eventos, o bebé pode reagir com sobressaltos repentinos, conhecido como reflexo de sobressalto.

O soluço

Ao chegar à 26ª semana de gravidez, poderá ocorrer com frequência sentir movimentos repentinos e regulares durante alguns minutos na sua barriga. Não há motivo para preocupação, o seu bebé simplesmente está a ter soluços. A causa parece ser o facto de o feto começar a exercitar a respiração, abrindo e fechando a boca e ingerindo assim líquido amniótico.

Descanse as pernas

Pode surgir inchaço nas pernas e nos pés, acompanhado de cãibras repentinas. Este é um distúrbio totalmente normal nos últimos meses, especialmente se se encontra na época quente, mas não só. Este problema pode sentir-se especialmente à noite, dificultando assim um descanso contínuo e tranquilo. Durante o dia, mantenha uma vida o mais ativa possível, beba bastante água e siga uma alimentação equilibrada e saudável.

Conselhos de bem-estar para a vigésima sexta semana de gravidez

O descanso é um fator essencial para o bem-estar durante os nove meses de gravidez, pois permite enfrentar melhor as dificuldades dos últimos meses. Recomenda-se, para um descanso o mais sereno possível, encontrar a sua posição preferida sem pressionar demasiado o ventre e as pernas, evitando assim a ocorrência de cãibras ou desconfortos. A posição aconselhada é deitada sobre o lado esquerdo, preferencialmente com uma almofada específica para ajudar a suportar as partes inferiores do corpo. Para saber mais, leia "Qual a melhor posição para dormir durante a gravidez?". Também é útil para dormir bem manter uma alimentação correta, evitando sobrecarregar-se demasiado ao jantar e mantendo horários o mais fixos possível para ir dormir.

Curiosidades

Se ainda não o fez, agora que os movimentos e os pontapés se tornaram cada vez mais frequentes e intensos, pode tentar contá-los para verificar se aumentam ou diminuem durante o dia.

Aguardamos por si na 27ª semana de gravidez!