27ª Semana de Gravidez
O que acontece na vigésima sétima semana?
Bem-vinda à vigésima sétima semana de gravidez! Está prestes a concluir o segundo trimestre e em breve entrará no terceiro e último trimestre de gestação. Em termos temporais, já avançou bastante, mas no que diz respeito às emoções e ao compromisso, ainda há muito pela frente. Vamos agora analisar como o feto se desenvolve e o que acontece ao corpo da mãe na vigésima sétima semana de gravidez.
O crescimento do feto na vigésima sétima semana de gravidez
O comprimento do feto na vigésima sétima semana de gravidez é de cerca de 36 cm, o peso aproximado é de 950 gramas e tem o tamanho de uma alface. O crescimento continua rápido, não apenas do ponto de vista físico, mas também neurológico. Neste período, a audição e a visão estão a aperfeiçoar-se. O bebé, às 27 semanas, consegue distinguir vozes, especialmente as da mãe e do pai. A retina está desenvolvida, as pálpebras abrem-se e fecham-se. O bebé agora vira a cabeça em direção ao estímulo luminoso vindo do exterior. O cérebro e o sistema nervoso em geral continuam a desenvolver-se, assim como os pulmões, para que o bebé possa respirar de forma autónoma após o nascimento.
Os movimentos do bebé na vigésima sétima semana
Neste período, o bebé continua a mover-se, e os seus movimentos tornam-se cada vez mais visíveis através da barriga. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de sono e vigília, mesmo dentro da barriga, mas geralmente os pequenos estão mais ativos durante a noite: precisamente quando a mãe deseja descansar, ele ativa-se. Este fenômeno ocorre porque, durante o dia, os movimentos da mãe têm o efeito de o embalar e tranquilizá-lo, enquanto à noite, quando a mãe se detém, o bebé torna-se mais ativo.
Como o corpo da mulher muda: os sintomas às 27 semanas
Com o passar dos meses, aumenta também o volume da barriga e o peso da futura mãe às 27 semanas de gravidez tende a aumentar. Se continuar a seguir uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo, praticando exercícios durante a gravidez, não se preocupe, após o parto, com o movimento adequado, terá tempo para recuperar a forma e voltar ao seu peso ideal. Os ligamentos e os músculos que sustentam a barriga estão sujeitos a muita pressão à medida que o útero aumenta de tamanho. A tração na região abdominal e a dor lombar estão entre os sintomas mais comuns.
Os exames a realizar na 27ª semana de gravidez
Nesta semana, não há exames específicos a realizar se a mãe não sofrer de distúrbios particulares. Nas consultas de rotina, o ginecologista medirá o peso e a pressão arterial para prevenir a pré-eclâmpsia (pressão alta) e complicações relacionadas ao aumento excessivo de peso. No entanto, este é o momento adequado para se submeter à vacinação contra a difteria, tétano e tosse convulsa (DTPa), de modo a permitir que a futura mãe desenvolva anticorpos e os transfira ao feto antes do parto. Esta vacinação deve ser realizada até à trigésima sexta semana e é importante para evitar que o bebé contraia tosse convulsa durante os primeiros meses de vida.
As informações a ter em conta na vigésima sétima semana
É aconselhável, se ainda não o fez, começar a pensar no parto. Entre as escolhas mais importantes estão a seleção do curso de preparação para o parto, a escolha da estrutura onde dará à luz, se está a considerar um parto em água, se tem a intenção de doar o cordão umbilical e se pensa em solicitar a epidural durante o trabalho de parto. Por fim, se está a trabalhar, é prudente refletir sobre quando deseja iniciar o período de licença de maternidade, que já pode ser usufruído antes do parto.
Se deseja saber o que acontece na próxima semana, leia sobre a 28ª Semana de Gravidez.